segunda-feira, 29 de setembro de 2014

DICAS PARA TRABALHAR COM MODA

Vamos começar a postar uma vez por semana, algo fora de nossa disciplina, do nosso dia a dia. Mas que ao mesmo tempo tem haver com o curso de Design de Moda. Então, para ficar marcado esse post, vamos usa a hashtag + moda extra = #modaextra 
Entendido?

A Camila Coutinho do blog Garotas Estúpidas fez um vídeo com 10 dicas para trabalhar com moda;

1 - Queira
2 - Pense Fora da caixinha
3 - Trabalhe los Grupo
4 - Cursos FACA
5 - Trabalhe de Graça
6 - SEJA curioso
7 - "Solte Títulos OS" (Derrube o Título) 
8 - SEJA UM BOM estagiário
9 - Localidade: Não SEJA metido 
10 - Acredite e ''executar'' suas ideias!



Links para contato:
• Instagram  
• Twitter  
• Blog  
• Facebook  
• YouTube  


IDENTIFICANDO TENDÊNCIA

No post de hoje vamos falar sobre como identificar tendência, assunto abordado na aula de Planejamento de Coleção do professor José Carlos. Representada por uma pirâmide onde respectivamente se encontra os Alfa, Beta e Mainstream.

No trabalho tivemos que Escolher uma técnica de pesquisa, que foi a Desk Research. Identificar também um Ditador de Tendência ou Alfa, um Beta ou Disseminadores, e os Mainstream ou absorvedores. E por fim, identificar uma tendência Regional. A tendência regional escolhida foi o couro, destaque no desfile do estilista Ronaldo Fraga na edição de Inverno 2014 do SPFW.







sexta-feira, 26 de setembro de 2014

MINI DESFILE


Esse foi o nosso primeiro planejamento de um desfile. Tivemos a experiência de viver e aprender como se produz um desfile de moda, junto com a nossa professora Brenda Mendes de (Produção de Moda). Com suas aulas e dicas, aprendemos de forma complementar desde as inspirações até o final. 
E o desafio foi montar um desfile com vários temas. Nosso grupo ficou com o tema Rock. E tínhamos que fazer do ''menos com mais'' ou seja, poderíamos montar 6 looks com 5 peças (short, vestido, blusa, jaqueta e acessórios) e diante do mesmo, não formar apenas um look e sim seis looks. Para chegarmos onde queríamos chegar, passamos por várias barreiras (que isso é normal em qualquer situação) e apesar do tempo curto e corrido o desfile não saio perfeitamente como esperávamos, porém como nada é perfeito e foi nossa primeira experiência, ocorreu tudo bem e ficamos orgulhosas do que fizemos. 
Primeiro pensamos nas inspirações e criamos um moodboardlookbook, convite e fichas técnicas dos looks. 

Também tínhamos que fazer algo que fosse inesquecível, algo que chamasse a atenção do público, usando os 5 sentidos humano:
• Audição - Captamos a música (ao vivo) 
• Visão - Vemos as modelos junto com a decoração
• Olfato - Sentimos o cheiro das velas 
• Paladar - Sentimos o gosto do chocolate amargo com pimenta

Confiram o vídeo a seguir + atualização de fotos que faltaram colocar no vídeo ↓


Mais fotos:











quinta-feira, 25 de setembro de 2014

TIPOS DE CÂMERAS

Como prometido no ultimo post, vamos conhecer os principais tipos de câmeras, da disciplina Fotografia do professor Ian. Cujo tipos de câmeras são:

• Lambe-lambe - Essa foi a primeira a existir. Ela é monocromática (cores preto,branco e cinza), laboratório ambulante (com papeis e processos químicos as fotos eram reveladas ali mesmo). Mas precisamente de fotografar para ''retrato'' (quando estão pousando).
Vejam exemplos da câmera lambe-lambe e o resultado da foto:
EXEMPLO 1 (Câmera lambe-lambe)
                 EXEMPLO 2 (pessoas posando/resultado do retrato.) 

• Compacta - É comum (ou foi) por ser de baixo custo, porém tem poucos recursos e erro paralaxe (é o que você ver com seus olhos e o visor da câmera ver).
Vejam exemplos da câmera compacta e como é o erro de paralaxe:
EXEMPLO 1
EXEMPLO 2 (erro de paralaxe)

• Compacta Avançada - Mais conhecida como semi-profissional. Não permite a troca de lentes, tem zoom óptico (sem alteração da imagem) e digital (altera a qualidade da imagem).
Vejam o exemplo da câmera compacta avançada:
• DSLR - Mais conhecidas como profissionais. É permitido a troca de lentes, tem visor óptico (visão ampla), e variabilidade de recursos e acessórios.
Vejam o exemplo da câmera profissional:
• Médio Formato - Contém duas objetivas (visualização/foto), produz imagem 6x6 e se usar um rolo de filme 120 produzirá 12 fotos nesse formato.
Vejam o exemplo da câmera médio formato:

• Grande Formato - Tem proximidade do lambe-lambe, fica no topo da cadeia em termo de definição e por ser muito pesada é usada sobre trilhos.
Vejam o exemplo da câmera grande formato:
O que acharam desse post?
Fiquem ligados que amanhã tem mais. Vamos falar sobre o nosso primeiro desfile!


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

OBJETIVAS FOTOGRÁFICAS

No dia 16/09/14 tivemos a aula do professor Ian da disciplina de Fotografia, e o tema da aula foi a tal Objetivas Fotográficas.
Resumo dessa aula é estudar olhos e câmeras - A possibilidade de formar imagens.
Primeiramente, o que é objetiva? É o conjunto de lentes (cada uma tem sua função); Trabalha com inversões proporcionadas pelas lentes convergentes e divergentes.
Até agora existem 3 tipos de objetivas - A diferença de cada uma é a distância focal. As 3 são:
- Grande Angular: Tem de 4 mm a 44 mm (distância focal) | Distorção do primeiro plano . 2 tipos, ex: Arredondamento ou Agigantamento.
- Padrão: 45 mm a 55 mm | Mais proximidade da visão humana. 
- Teleobjetiva: 56 mm em diante. | Não dá zoom.

• Distância Focal → É a distância entre  a primeira lente com o foco no infinito e a superfície fotossensível . Exemplo:

Detalhe: Quanto maior for o número de distância focal, menor vai ser as laterais da foto.          

• Objetiva Zoom → Variável de Grande Angular a Teleobjetiva ( menos de 45 mm a de 55 mm pode apresentar deformações não características à objetiva em ação. 
• Olho de Peixe → (Exagero de distorção) É uma Grande Angular. Lembra o efeito de lupa ou olho mágico. Normalmente é fixa, mas nem sempre e contém o arredondamento das bordas. 
Exemplo: 

• Macro → (Amplia muito a imagem) A distância focal dela é próxima a de uma objetiva Padrão. Fotografa para pequenos detalhes e aumenta o tamanho da imagem. 
Exemplo:
 
          
• As 10 divisões das funções de uma câmera contém:
1- Lentes
2- Lentes convergentes
3- Lentes retas e divergentes
4- Obturador 
5- Bobina
6- Rolagem de ajuste (para mudar obturador e diafragma)  
7- Visor de ajuste 
8- Anel de foco
9- Visor
10- Feixe de luz 

Detalhe: O exemplo das divisões a cima não é pra uma câmera digital, pelo fato de existe ''bobina'' no item 5.

Então o que acharam desse resumo de hoje? Próxima semana terá um post falando sobre todos os tipos de câmeras, desde a lambe-lambe até as digitais em geral.




segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Top 3: Fotógrafos

O post dessa semana já começa com uma nova tag que vamos fazer toda semana! Quem não ama tags né. Então começamos falando sobre 3 fotógrafos maravilhosos, que expressam todos os desejos da vida em imagens. Vamos conhecer um pouco de cada um?
Mario Testino, Jacques Dequeker e Sacha Hoechstetter


Nosso primeiro gênio de cliques é um dos mais solicitados para editoriais de moda. Começando pelo Mario Testino, nascido no Peru, atualmente morando na Inglaterra. A sua influência vai de editoriais de moda da Vogue a campanhas para as marcas internacionais mais importantes do mundo. Testino trabalha com celebridades e até com a realeza da Inglaterra, já chegou a fotografar a linda Lady Di! Ele é um mestre no que faz, vamos ver um pouco do que ele produz?


















O segundo é o Jacques Dequeker, nascido no Brasil e atualmente morando em São Paulo. Começa a fotografar em 1997 influenciado por amigos. Em 2000 o fotógrafo publica seu primeiro ensaio para a Vogue Brasil. Em 2002 ganha o prêmio de melhor fotógrafo de moda do Brasil. Em 2003 ele começa a rodar pelo mundo através de suas publicações de fotos.
Marcas como Vogue, Marie Claire, Glamour Paris, Forum Hasselbled, V Magazine, El Pais entre outros, fizeram parte do fotógrafo. Um pouco do que ele já fez:



Sacha Tassilo é do tipo misterioso, imagens e informações sobre ele são mais difíceis de achar, mas basicamente ele nasceu em Munique,  já estudou psicologia, em 1997 se mudou para São Paulo, em 2003 abriu seu próprio estúdio em São Paulo e desde 2004 alterna trabalhos entre América do Sul e Europa. Atualmente vive em São Paulo e Munique. Alguns de seus clientes: Nike, Colcci, Cori, Vogue, Elle e L'Oficiel.  Um pouco de de seus ótimo trabalhos:





quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Passo 1: Moodboards!

Na aula de Planejamento e Gerenciamento de Coleção do professor José Carlos, fomos guiadas para o laboratório de Design de Moda para elaborar alguns trabalhos em equipe. E como já temos a nossa, junto com exigência do professor (de trabalhar em duplas), Dividimos nosso grupo de 6 para 3 duplas: Lua com Rafa, Gi com Emis e Helen com Jeh. ← Esse foi o 1º passo.
O 2º passo foi criar um moodboard (painel semântico) através de revistas de moda com imagens inspirativas, cortá-las e cola-las em um papel Canson A3 de revistas de moda. Cada dupla tem seu tema, como a empresa que estamos criando a coleção é do ramo de Jeans, essa foi a partida inicial para definições extras. 
Para não ficarem todos iguais, usamos três tipos de estilos, como: rockgirly (que é um estilo feminino, suave e romântico) e um street style (um pouco mais comercial). Ainda teremos outros passos nas próximas aulas, que futuramente postaremos aqui para vocês.
Vejam nossos moodboards:



Black Denim - Lua e Rafa

Seja Leve, releve! - Helen e Jeh

Street Colors - Gi e Emis

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Versace + Angelina

Aproveitando o clima do último post, vamos falar do vestido que encheu os jornais e revistas esses dias. O vestido usado por Angelina Jolie em seu casamento com Brad Pitt. A cerimônia aconteceu no dia 23 de agosto na capela de Château Miraval, na propriedade da família na França.
O vestido foi assinado por Luigi Massi, da grife Italiana Versace. O vestido era de cetim de seda, drapeado no busto e com cauda longa. Para dá o toque singular e especial, o véu de seda bordado com desenhos dos 6 filhos da atriz. E para compor o look, Angelina usou scarpin em cetim de seda branco Versace.

Acima fotos do Croqui do vestido da noiva divulgado por Donatella Versace. E fotos do casamento divulgadas pelas revistas People e Hello.

sábado, 6 de setembro de 2014

10ª Feira de Noivas

A feira de noivas foi realizada no estacionamento do North Shopping Caruaru, nos dias 28 à 31 de agosto trazendo muitas novidades nos vestidos de noiva, decorações, buffets, fotografias, alianças, etc.
O evento mais uma vez foi um sucesso, com a participação do público de todas as idades, e nós, alunas de Design de Moda da UNIFAVIP | Devry estivemos fazendo a cobertura de tudo que rolou nesses 4 dias, com o auxílio da disciplina de Planejamento de Eventos com a docente Flávia Lira.
Cada stand ali montado trazia uma variedade incrível nos aspectos citados no início do post, e também acontecia diversas negociações para futuros casamentos. 
A feira contou com a presença do ex-BBB Rodrigo, e na mesma aconteceu um casamento coletivo da promoção "Diga Sim!" da TV Jornal Caruaru. Vejam as fotos e comentem o que acharam!





(Divulgação oficial do evento) ↑

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Conhecendo ''CÉU DE LOUCOS''

Céu de Loucos é uma marca de roupas da estilista Debora Viana. A mesma é de Caruaru e ainda está concluindo o curso de Design na Universidade Federal de Pernambuco. Mas isso não quer dizer que ela não pode sonhar alto e criar peças profissionais, com qualidade internacional + regional. 
As fontes de inspiração vem desde o simples desenho de criança até a arte. E pretende, a cada peça, servir de pano de fundo para que saibam de mim, que reconheçam a minha alma em cada detalhe aplicado e, principalmente, que reconheçam a minha fala de amor, de esperança, de candura e de transformação... Fala a estilista. Conhecemos essa estilista através da nossa professora Flávia Lira da disciplina Empreendedorismo. Flávia quis nos apresenta-la para nós termos a ideia de como é o setor empreendedor da Debora, como também das experiências de uma estilista.

A coleção chama-se ''Meu lar é seu, pode entrar'' Então, vamos conhecer?

Designer: Debora Viana
Modelo: Anair Lins, EP Models Brasil
Fotógrafo: Lucas Freitas
Make: Kátia Freire

Contatos Céu de Loucos: